Desenvolvido para compradores, a ferramenta Cotanet reuniu a maior gama de fornecedores referência do setor. Caso você tenha interesse por Encontre Clínica de Pilates em SP e gostaria de saber mais informações sobre a empresa clique em um ou mais dos anuciantes listados abaixo:
O Pilates é um tipo de exercício que exige concentração, ele corrige postura corporal e trabalha os músculos com precisão, sem a necessidade de. No Pilates existem duas modalidades de se exercitar o Mat Pilates e Pilates autêntico, ambos trabalham corpo e mente em exercícios que fortalecem os músculos em um sistema chamado “power house” que trabalha os músculos da parte posterior e anterior do abdômen, extensores e flexores do quadril e assoalho pélvico, aumentando a resistência muscular e o equilíbrio do praticante.
Outro tipo de pilates que ganhou força nos anos 1990 é o pilates clínico e modalidade Pilates studio, as aulas ou sessões só podem ser feitas por fisioterapeutas, somente esses profissionais podem lidar e tratar lesões musculares com exercícios. Assim surgiu a clínica de pilates, um espaço especialmente preparado e desenvolvido para o tratamento de lesões musculares ou correções de postura (RPG), os exercícios são alinhados com de acordo com a necessidade do paciente, e na maioria dos casos as sessões são individuais.
Joseph Pilates foi quem inventou a série de exercícios que fortalecem o corpo e a alma. Joseph nasceu no ano de 1883 próximo à Düsseldorf na Alemanha, filho de um ginasta e de uma naturopata, não acreditava na cura por meio de cirurgias ou remédios, apenas ervas e alimentos naturais. O garoto sofria de asma e deficiência de vitamina D (por isso praticava exercício sem camisa ao ar livre).
Passou boa parte da sua adolescência estudando anatomia, ciências biológicas e medicina chinesa, sempre visando melhorar a sua respiração e postura, pois acreditava que isso era o motivo de seus problemas. Aos 14 anos já tinha um corpo com músculos altamente definidos e desenvolvidos, devido aos seus estudos e treinamentos de boxe, kung fu, yoga e até mesmo a meditação. Todas essas práticas influenciaram diretamente o método de Pilates.
Os equipamentos que são usados nas aulas de pilates foram criados por Joseph, após um determinado tempo em que passou preso em Londres durante a primeira Guerra Mundial, onde foi levado para um campo de concentração. Durante esse período desenvolveu os equipamentos para a prática de pilates para ajudar os soldados que estavam feridos, retirou molas de colchões e as fixou em cabeceiras de camas e macas, criou também uma série de exercícios que chamou de “contrologia”.
(Fonte: Revista Pilates) http://revistapilates.com.br/joseph-pilates/
Por meio dessas “engenhocas” (a princípio) surgiram os equipamentos chamados por ele Cadillac e Reformer. Nem as cadeiras de rodas escaparam das ideias geniais de Pilates, assim surgiu a Wunda Chair, Combo Chair e ArmChair, que permitem que o paciente se exercite até mesmo sentado, enquanto se recuperava de lesões.
Após a Guerra retornou para seu país de origem (Alemanha) mas devido a situação política e social do país, mudou-se para os Estados Unidos. Durante a viagem conheceu sua terceira esposa a enfermeira Anna Clara Zuener. Juntos criaram o primeiro estúdio com a prática de exercícios Pilates em New York.
O espaço ficava na Oitava Avenida, em um prédio frequentado por artistas como, atores e bailarinos, com isso o método e as práticas dos exercícios ficaram conhecidos rapidamente. A contribuição dos exercícios de pilates na vida dos bailarinos foi fundamental, uma vez que o método corrige postura e ajuda na resistência física, além de auxiliar na recuperação de lesões.
Joseph Pilates faleceu em 1967, sua esposa Anna Pilates, deu aulas até 1970, acabou falecendo em 1976. Eles deixaram “discípulos” que continuaram ensinando o método de Pilates: Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher. Em 1970 Hollywood conhece o método e as práticas do pilates através de Ron Fletcher todo o mundo teve conhecimento da prática.
(Fonte: Revista Pilates) http://revistapilates.com.br/joseph-pilates/
A primeira clínica de pilates surgiu em Salvador, na Bahia pela bailarina Alice Becker Denovaro. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia e mestre em coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, em 1991 ela foi a responsável por trazer o primeiro aparelho para a prática no país, o Reformer.
Alice introduziu a prática do pilates clínico no Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES da UFBA além de ser professora na companhia de dança do Balé Teatro Castro Alves também na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Ela ainda é licenciada para Polestar Pilates em países como; Venezuela, Uruguai, Chile, Argentina entre outros.
Na cidade de São Paulo os métodos e prática de pilates começaram por volta de 1994 com Maria Cristina Rossi Abrami que é graduada em Educação Física e certificada em Técnica de Pilates pelo Physical Mind Institute, que fica no Novo México nos Estados Unidos. Ela iniciou suas atividades.
A maioria das pessoas não sabem mas o pilates possui 6 princípios básicos: respiração, concentração, centro, precisão, fluidez e controle. Na clínica de pilates são trabalhados os princípios básicos do pilates funcional, mas os exercícios não são tão intensos, eles são pensados de acordo com a necessidade do paciente.
Os benefícios de se exercitar com o método de pilates são inúmeros, aumento da flexibilidade, resistência muscular, controle da respiração, correção de postura, entre outros. Cada plano de exercícios possuem uma função e cabe ao seu treinador ou instrutor designar o exercício correto.
Por meio desses exercícios atinge-se a definição e o fortalecimento muscular, o pilates corrige a postura, aumenta a flexibilidade, concentração, alivia dores musculares, ajuda no controle da respiração por meio de determinados exercícios, o que auxilia no combate ao estresse e ansiedade de quem pratica.
A técnica respiratória usada no pilates é exatamente aumentar a eficiência da pressão respiratória, o que é um dos fatores que causam as infecções respiratórias. As aplicações dos exercícios de respiração no dia-a-dia podem trazer muitos benefícios, incluindo o controle emocional.
A RPG (Reeducação Postural Global) é um tipo de fisioterapia que busca através do fortalecimento e o alongamento de músculos retraídos. Músculos retraídos são uma das principais causas de encurtamento muscular que pode ser tratado por meio de alongamento, o RPG é indicado para corrigir a postura e devolver a qualidade de vida dos pacientes. Na clínica de pilates os exercícios de correção de postura não são tão intensos quanto no RPG, mas eles existem e melhoram a circulação sanguínea.
O pilates é um exercício físico que não tem o foco no emagrecimento, mas sim na melhora do condicionamento físico e sistema respiratório, como já mencionado, o principal objetivo é trabalhar a mente e o corpo como um só. As práticas do método de Pilates alivia sintomas de ansiedade e estresse.
O método de pilates não possui restrição de idade, pode ser praticado em qualquer idade por qualquer pessoa; mulheres, homens, idosos, crianças (acima de 4 anos) e até mesmo gestantes. Nas primeiras aulas já é possível perceber os resultados, você tem mais energia, a qualidade do sono melhora entre outras vantagens.
As crianças dessa geração não praticam tanto esporte nem atividades físicas como acontecia nas gerações anteriores as aulas de pilates são a escolha perfeita. Com os exercícios de pilates as crianças ou pré-adolescentes adquirem mais foco nos estudos, uma vez que os exercícios de pilates exigem mais atenção do praticante para não perder a postura ao longo da exercício ou posição, as crianças ou adolescentes acabam desenvolvendo e fortalecem os músculos mais cedo além de aprimorar a postura, a prática do pilates ainda melhora a circulação sanguínea.
Em idosos os benefícios são inúmeros e podem até prolongar a vitalidade e manter a mente lúcida, já que os exercícios foram desenvolvidos para trabalhar justamente o corpo com a mente. Além de trabalhar também a parte muscular, os exercícios de pilates trabalham a respiração e até mesmo o equilíbrio, evitando quedas e consequentemente possíveis fraturas. Assim como na caso das crianças, os limites dos idosos devem ser respeitados durante a prática dos exercícios.
Em gestantes o exercício em clínica de pilates melhora além da postura e fortalecimento dos músculos, traz benefícios a região pélvica da mulher o que contribui para o fortalecimento dos músculos, auxiliando na hora do parto e ainda contribui para boas noites de sono uma vez que mamãe tem um gasto elevado de energia durante o dia.
O paciente que chega para a clínica de pilates normalmente é por recomendação médica, já no pilates funcional as pessoas se inscrevem em aulas nas academias ou studios. Não é obrigatório ter a recomendação de um médico para a prática, geralmente os principais motivos para a prática do pilates clínico são:
Prevenção e tratamento de lesões locais;
Auxilia na reabilitação da mulher em processo de pós-parto;
Tratamento de dores locais como lombar e pélvica.
Para tratamentos como hérnia de disco lombar a clínica de pilates trabalha justamente com o afastamento das vértebras onde as dores estão centralizadas devido aos exercícios de alongamento, isso causará sensação de alívio nas dores. Para casos como esses, os profissionais da clínica de pilates preparam um plano com sessões especiais, sempre trabalhando em cima de três bases de exercícios de estabilização:
Cognitivo: educar a maneira correta da contração da musculatura estabilizadora;
Associativo: a função é manter a contração dos músculos ao mesmo em que são realizados os movimentos músculos do tronco;
Automático: promover exercícios que proporcionem gestos esportivos, mas sempre evitando que haja excesso.
O profissional responsável pela série de exercícios de pilates irá identificar a melhor forma de tratar a sua lesão, corrigir sua postura ou encontrar os melhores exercícios dentro das suas limitações, por isso as aulas ou sessões são em grupos pequenos, para que você tenha a atenção necessária para o seu tratamento.
Os métodos e as práticas ensinadas pelo casal Pilates ganharam o mundo, após se espalhar por Hollywood. Estima-se que há pelo menos 15 milhões de pessoas no mundo todo que praticam pilates, só no Brasil calculam mais de 30 mil estúdios, academias e clínica que oferecem aulas ou sessões de pilates e a cada ano a prática só aumenta.
A Takaki é uma clínica especializada no tratamento de diversos problemas relacionados a coluna. Atua no mercado há mais de 10 anos, sempre com competência, profissionalismo e respeitando os limites dos pacientes e auxiliando no bem estar físico e mental, afinal esse é o princípio da prática do pilates.
Além de cuidados com a coluna, a Takaki também é especializada em Quiropraxia, a modalidade aqui no Brasil não é tão nova e já conquistou a maioria da população, sendo a maioria dos profissionais fisioterapeutas que são extremamente capacitados para o tratamento de lesões no sistema neuro-músculo-esquelético.
Conheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar : Academia de Pilates Solo , Academia de Pilates Aéreo e Academia de Pilates para Escoliose
Cote agora mesmo com as melhores empresas
Cotar AgoraConheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar : Academia de Pilates em São Paulo , Academia de Pilates para Gestantes e Academia de Pilates em SP