Desenvolvido para compradores, a ferramenta Cotanet reuniu a maior gama de fornecedores referência no mercado. Se estiver procurando por Pintura Profissional Automotiva e gostaria de saber mais informações sobre a empresa clique em uma ou mais das empresas logo abaixo:
A partir da criação do primeiro veículo motorizado, por volta de 1885, por um engenheiro alemão Karl Benz, na época o veículo tinha apenas três rodas.
Suas primeiras unidades foram produzidas pela empresa do inventor, posteriormente a Benz & Co., surgiu. Além de Karl, outro inventor alemão foi de suma importância para a história dos automóveis, Gottlieb Daimler inventou em 1886, o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Velocidade de máxima de 16km/h.
Com o tempo, as empresas de fabricação de veículos quiseram dar um ar de personalidade aos veículos, cores e acessórios a mais começaram a ser incluídos nos carros. Inicialmente os veículos eram pintados à mão com um pincel. As tintas foram do verniz aplicados de forma manual, até tintas de altíssima tecnologia. Como a composição química das tintas mudou, sempre acompanhando as mais avançadas tecnologias, mudaram também os métodos de aplicação e equipamentos. Veja alguns exemplos:
O acabamento em verniz - mais conhecido como esmaltes Índia - era usado inicialmente para pintar carruagens. Esse método resumia-se a 16 camadas de verniz sobre o carro feitas à mão com o auxílio de pincéis. As camadas demoravam a secar e por isso a espera para que um carro ficasse pronto era de até um mês inteiro. A vantagem da envernização era que o proprietário poderia retocar e remendar o veículo por conta própria.
Na Segunda Guerra Mundial a produção de automóveis foi interrompida por um tempo, mas após o fim dos conflitos, os fabricantes de carros passaram a usar verniz de acrílico. A laca foi um grande avanço, justamente pela condição de tempo. A secagem levava pouquíssimo tempo, o que resultou em uma produção mais rápida nas linhas de montagem.
Até os anos 50, as empresas de pintura de automóveis foram as principais protagonistas do setor. Na época, alguns indivíduos e empresas da Califórnia (EUA), entraram no ramo, acrescentando às tintas vários corantes e tons para limpar laxas e alcançar qualidade visivelmente notada.
Na hora de comprar um carro, seja zero ou já usado, é muito comum surgirem dúvidas, principalmente sobre a cor ideal para o carro que você quer ter. São muitos os tipos de pintura automotiva oferecidas pelas montadoras: sólido, metálico, perolizado e cada um possui peculiaridades. O que predomina nos automóveis hoje em dia são as cores sólidas. Este tipo de pigmentação para carro caracteriza-se por aparecer, normalmente, nas cores preta e vermelha.
As tonalidades metálicas têm base de alumínio e a principal diferença estética em relação às cores sólidas é que a metálica reflete com maior precisão a luz sob a carroceria.
A pintura automotiva perolizada, por sua vez, também ajuda a carroceria a refletir os raios solares, no entanto, a sua base química é feita a partir de mica (pérola tratada). Com este tipo de pigmentação, o automóvel parece ter sido pintado com três cores diferentes, dependendo da incidência de luz sob a carroceria.
Existem ainda os loucos por carros customizados, e para estes há uma gama de estilos e tintas voltados especialmente para a personalização do seu veículo. Se você gosta da aparência que a tonalidade metalizada têm sobre a carroceria de um carro, precisa ver o que tintas como a fluorescente, camaleão e marmorizada fazem com um carro. Você pode se surpreender com a criatividade e, em alguns casos, com o exagero de alguns proprietários.
Quando alguém decide pintar o carro ou trocar a cor do veículo, existem algumas coisas para levar em consideração. A documentação de todo e qualquer veículo vem impressa com a cor predominante na lataria do carro, moto, caminhão e etc. Além de se preocupar com a documentação do seu carro, caso tenha interesse em trocar a cor do seu carro, é legal observar o bom senso.
Pintar um clássico dos anos 70 com cores extravagantes e metalizadas deixa a lenda sem a menor identidade. Carros antigos são lindíssimos e possuem uma identidade particular, cores muito vivas, porém não muito chamativas, normalmente vermelho ou azul escuro. Usar o bom senso na hora de pintar seu carro é uma boa pedida ao se tratar de pintura automotiva.
Muitos proprietários reclamam que seu carro está perdendo o brilho ou que a cor do veículo está ficando fosca. Estes problemas estão normalmente relacionados a diferentes causas externas, dentre as quais, o proprietário tem uma certa porcentagem de culpa.
-Tempo de secagem inadequado para lixamento;
-Lixas grossas usadas durante a preparação;
-Aplicação de tinta com a viscosidade baixa (sem respeitar o intervalo entre as demãos);
-Falta de circulação de ar durante a secagem;
-Lixamento com lixa muito grossa para fazer o polimento;
-Polimento com produtos abrasivos;
-Influência do clima e da umidade;
-Irradiação de raios UV;
-Lavagem em máquinas com cerdas grossas (Lava-Rápidos).
Em alguns casos de perda do brilho da tinta do seu veículo, um simples polimento pode resolver. No entanto, tomar certos cuidados diários com o seu carro ajuda na manutenção das cores. O sol forte, o tempo úmido, os atritos de esponjas e até mesmo das lixas no mecânico podem estragar a pintura do carro. O cuidado deve ser em primeiro lugar do proprietário e, caso surja algum tipo de problema com a cor do veículo, é indispensável contar com uma empresa especializada em pintura automotiva. Nunca tente fazer sozinho, você pode prejudicar a cor do seu carro.
Quando a pintura do carro apresentar manchas de formas circulares e esbranquiçadas, pode ser uma mancha devido a água. Como já foi dito, chuva e umidade podem danificar a cor do veículo e, no caso das manchas de água, algumas causas podem ser atribuídas a algumas causas, como a secagem de água sobre um carro recém pintado, excesso de camada de materiais, muito catalisador nas camadas de pintura ou a exposição do carro em uma chuva sem que ele esteja com a tinta seca por completo. Nestes casos, o polimento também é uma saída indicada para seu carro.
Normalmente são ranhuras visíveis sobre a superfície pintada do veículo e, na maioria dos casos, são formadas por conta do uso de uma lixa grossa demais para a superfície do carro. O número de demãos de tinta insuficiente também pode ser um motivo para a facilidade das manchas de lixa aparecerem. O tempo de secagem inadequado e o número insuficiente de primer, não cobrindo as marcas do carro também podem implicar em manchas mais fáceis de serem feitas na pintura automotiva. Nestes casos, lixar a parte afetada com uma lixa mais fina e em seguida repintar.
Atualmente existem diversos tipos de tintas e cores voltadas exclusivamente para os carros com maior cuidado ecológico. A mais recente tecnologia envolvendo pintura de automóveis é a redução de químicos nocivos ao meio ambiente que estão presentes nas tintas. As empresas têm se empenhado em desenvolver tintas que não sejam à base de água ou que possuam solventes prejudiciais ao meio ambiente.
Um carro novinho em folha, com cheirinho de novo, algo que nenhum aromatizante de veículo consegue imitar, dá uma sensação de orgulho e felicidade, mesclados com um toque exagerado de cuidados. Na verdade, desde criança, as pessoas costumam cuidar de coisas novas, como por exemplo os presentes e brinquedos e, depois que já não estão mais tão novos como antes, o cuidado não é o mesmo. É neste período que muitos proprietários de carro costumam pecar. Depois da excitação de ter um veículo novo, o cuidado deve ser igual, até redobrado, dependendo do caso.
Com o passar do tempo, mesmo que você tenha todo o cuidado com as cores do seu carro, ele pode perder o brilho e a vivacidade e mesmo que isso aconteça você motorista, não deve entrar em pânico, um bom funileiro pode auxiliar você com a pintura automotiva.
Se o seu caso for apenas saber como manter os cuidados com a cor do seu carro, evitando problemas com perda de brilho, arranhões e descascados, a primeira coisa que você deve colocar na cabeça é: não acredite em tudo o que dizem. Receitas caseiras do tipo "faça você mesmo" podem estragar seriamente a pintura do seu carro, procure sempre um profissional especialista em pintura automotiva.
A lavagem do carro feita na sombra ajuda a manter a pintura o brilho do seu carro, isso tudo quando o veículo está frio (isso é muito importante). Mantenha uma certa frequência, uma ou duas vezes na semana e nunca se esqueça de economizar água caso você mesmo vá lavar o carro.
Cuidado com jatos de água, pois algumas latarias podem amassar com a pressão da água sobre o carro. Use sempre sabão neutro, mas fique atento para que eles não tenham metacil um detergente rosa que é extremamente prejudicial para a lataria. O sabão em pó também é agressivo para o carro. A esponja deve ser macia, específica para limpeza de carro ou luvas de algodão pois estes objetos evitam riscos na pintura.
A cera é excelente para a manutenção das cores de um carro, mas você deve ficar atento a algumas coisas. Certifique-se que o carro está limpo, sem sinais de insetos, poeira, gravetos ou qualquer outra coisa sobre o carro antes de aplicar a camada de cera. A cera deve ser aplicada logo após a lavagem (a cada três meses), pois ela vai proteger o carro da exposição solar que pode trazer sérios danos a cor do veículo.
Assim como a lavagem, a aplicação da cera deve ser feita na sombra e com o carro frio. Se for fazer em casa, utilize flanelas macias e tome cuidado para não deixar marcas de dedo ou de qualquer outra coisa na lataria. Carros que circulam muito pelo litoral devem ser encerado com mais frequência, já que a maresia agride muito o carro.
Se depois da aplicação da cera você notar que o brilho do carro ainda não é o que você procurava, é possível fazer um polimento, mais conhecido como revitalização, cristalização ou espelhamento. Como o procedimento é abrasivo, só deve ser executado por um profissional em pintura automotiva.
Neste caso, uma fina camada de tinta do automóvel é removida e, por isso, só deve ser realizado quando a situação da mancha ou risco estiver realmente feia. Confie em um profissional especializado em pintura automotiva, pois, se a sua intenção for vender o carro, a pintura deve estar em perfeito estado, a aparência vende muito.
Riscos e amassados na lataria de um veículo devem ser considerados de suma importância para a lista de consertos. Afinal, danos como estes são muito invasivos e podem auxiliar na oxidação da lataria, dando um tom de ferrugem para o veículo - que é tudo o que você não quer.
Caso os danos sejam leves, os reparos podem ser feitos por um "martelinho de ouro", isso para serviços de pintura ou polimento simples. Em casos mais extremos, os carros precisam ir para uma funilaria, no entanto é preciso ter muito cuidado ao escolher a oficina.
Um carro na garagem, além de ser mais econômico para o dono, garante total tranquilidade quando o assunto é conservação. Caso seu carro fique em um lugar descoberto ou se a sua garagem não tem telhado ou cobertura, procure deixar o veículo em um local com sombra, pois os raios UV podem penetrar na pigmentação da lataria e causar alguns danos.
Na sombra, principalmente embaixo de árvores é comum encontrar dejetos de passarinhos pelo capô, evite, pois eles podem deixar a pintura do seu carro manchada, mas caso tenha, retire-os imediatamente.
Capas protetoras são muito utilizadas nos carros, porém, quando são de qualidade duvidosa, o prejuízo cm a pintura e a lataria do seu carro pode ser grande. Adquira capas que tenham o selo do Inmetro, órgão fiscalizador de qualidade. Capas de polietileno especial texturizado são as mais indicadas para proteger seu carro do sol, chuva e de qualquer objeto que possa manchar ou riscar sua lataria.
Se você tiver colado alguns adesivos na lataria do seu carro e quiser removê-las, o que não é incomum, procure usar um soprador térmico, como um secador de cabelo, para esquentar o adesivo e, posteriormente, faça uso de uma espátula, com todo cuidado, para efetuar a retirada do adesivo sem causar danos à pintura.
A Sapão Serviços Automotivos é uma empresa especializada nos cuidados e manutenção de veículos . Criada em 1975 com inspiração em um modelo da marca Jeep, Hot Rod, dos anos 60, a Sapão Serviços Automotivos se empenha em manter a qualidade dos serviços oferecidos.
Dentre os serviços prestados aos proprietários de automóveis estão:
A Sapão Serviços Automotivos tem a postura de uma empresa ecologicamente correta ao utilizar produtos e recursos que não agridem a natureza. Além disso, a Sapão Serviços Automotivos é uma das poucas oficinas a realizar a coleta seletiva de materiais, reciclagem de resíduos sólidos, explorar recursos naturais de forma controlada, racionalizada e com planejamento, utilizar energias limpas e renováveis e desenvolver uma gestão sustentável. Pensando no futuro das pessoas e na vida do planeta.
Conheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar :
Cote agora mesmo com as melhores empresas
Cotar AgoraConheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar :