Lar dos idosos - Casa de Repouso


Gostou? compartilhe!


Pensando em facilitar a vida do comprador, a ferramenta Cotanet desenvolveu o maior número de empresas referência do ramo. Interessado por Lar dos idosos - Casa de Repouso e gostaria de informações sobre o anunciante clique em uma das empresas logo a seguir:

Casa de Repouso para Idosos com Alzheimer CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Casa de Repouso para Idosos com Alzheimer

Mais Golden Care

Há momentos na vida que exigem os melhores equipamentos, a melhor infraestrutura, a garantia de segurança e profissionais qualificados que ofereçam suporte adequado quando é preciso. Pensando...
Casa de Repouso de Idoso CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Casa de Repouso de Idoso

Mais Golden Care

À pesquisa de profissionais especializados, dedicados, que trabalhem em casa de repouso de idoso e que priorizem o bem-estar e a recuperação mais humanizada do paciente? A companhia Golden Care...
Casa Geriátrica CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Casa Geriátrica

Mais Golden Care

A sua saúde de repente fez você perceber que há a dificuldade imediata de atendimento profissional? Fique tranquilo: a Golden Care Clínica e Residência Geriátrica tem em sua equipe aquele que...
Espaço Dia para Idosos CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Espaço Dia para Idosos

Mais Golden Care

em tempo e disposição para procurar bons profissionais, através de ótimos preços, e equipe médica comprometida e sempre pronta a resolver bem o consumidor? Visto que não se preocupe: a Golden Care...
Centro de Repouso para Idosos CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Centro de Repouso para Idosos

Mais Golden Care

Nem sempre é possível dar atenção adequada àqueles que se ama em situações delicadas. Justamente por isso, a Golden Care Clínica e Residência Geriátrica oferece ao consumidor a possibilidade de...

No Ocidente as origens da casa de idosos está diretamente ligada ao cristianismo. Existem relatos de que o primeiro asilo foi fundado pelo papa Pelágio, que fez da sua casa um hospital para idosos. A história das casas de repouso remonta a estadia da Coroa Portuguesa no Brasil. Infelizmente, Residências que abrigavam idosos não eram os lugares mais apropriados para tal função.

 

O primeiro asilo registrado no país foi em 1794 no Rio de Janeiro, a Casa dos Inválidos que, na verdade era um hospital para soldados em idade avançada ou que apresentavam problemas de saúde. Quando a família possuía dinheiro, a questão idosos era tratada de uma forma mais simples, eles tinham recursos então deixavam a pessoa em casa, na companhia da família até a morte. Em famílias com menos recursos financeiros, o que era a maioria, os idosos ou sofriam de doenças graves devido a falta de cuidados médicos ou eram encaminhados para lugares totalmente inapropriados.

 

almejo-encontrar-casas-para-repouso-no-jardim-paulista.jpg

 

Vale lembrar que as pessoas consideradas alienadas na época poderiam ser de qualquer tipo, afinal, era um "hospital" destinado a pessoas que dependiam de caridade, como órfãos, recém-nascidos, mendigos, pessoas em estado de vegetação, loucos e idosos. Esses lugares podiam ter algum tipo de assistência médica - extremamente precária -, mas a grande maioria não dispunha deste "benefício".

 

No Brasil, existia na época do Segundo Reinado as instituições "exclusivas para alienados", estes lugares eram comuns nos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará. No caso de São Paulo, a instituição era intitulada Hospício Provisório de Alienados de São Paulo, que ficava na atual Rua São João em 1852. Este hospital possuía apenas nove internos e funcionou nesse endereço até 1864. Depois que foi transferido para a província de Moreira em 1905.

 

A instituição continuou funcionando até 1903 quando o Hospital Colônia de Juqueri foi inaugurado ainda sem estar completamente concluído. Infelizmente, os internos que foram para o Colônia sofreram inúmeras sessões de violência pelos médicos e funcionários do Hospital. Muitos, não tinham sequer um problema psicológico. Na verdade, eram presos no Colônia pessoas tímidas, mulheres que engravidaram antes do casamento, vítimas de estupro, idosos e pessoas com problemas mentais. Os óbitos de idosos nestes hospícios eram altíssimos, maiores do que as mortes registradas fora das paredes dos hospitais.

 

Em meados do século XIX, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo eram concedidas assistências médicas a mendigos e pessoas debilitadas, mas conforme a incidência de idosos aumentava, a instituição começou a ser definida como gerontológica em 1964.

 

 

O modelo asilar brasileiro

 

O modelo de asilo no Brasil Colônia, foi por muito tempo considerado uma instituição total, definição que atualmente está ultrapassada. As instituições totais eram aquelas que o poder maior usava para buscar o controle da vida dos indivíduos a ela submetidos. Tal instituição privava o indivíduo de todo e qualquer contato com a sociedade (quase o que acontece hoje nas penitenciárias).

 

Estas instituições formaram a base das casas de idosos. Em todas estas instituições antigas, tudo era coletivo, cozinha, banheiro, dormitórios, estavam localizados em um ambiente rural, possuíam regimes de administração autoritários e hierárquico.

No Brasil as instituições que se dedicam a cuidar de pessoas idosas seguem um padrão específico com um local onde residem pessoas de idade avançada e que precisam de cuidados especiais, possuem enfermeiros que auxiliam os idosos no dia a dia, além de colaborarem para o bem estar dos pacientes.

 

Atualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população idosa do Brasil vem crescendo cada vez mais e, de acordo com os estudos, já existem cerca de 15 milhões de idosos com 60 anos de idade ou até mais. Este número equivale a 8,6% da população. De acordo com o estudo do instituto, em 2050 um quinto da população brasileira será de idosos. Por esse motivo, as casas de cuidados com idosos ou o residencial para idosos tem sido cada vez mais procurados pelas famílias.

 

Hoje, um residencial para idosos não significa mais sinônimo de abandono familiar, na verdade é uma alternativa que os parentes têm de dar melhores cuidados e atenção aos idosos de sua família. No entanto o contato da família com o idoso deve ser permanente, pois, idosos são sensíveis e precisam de todo o acompanhamento familiar enquanto estiverem hospedados em um residencial para idosos.

 

 

Atividades no asilo para idosos

 

Uma casa de idosos ou asilo, como é mais conhecido não oferece apenas um lugar para dormir e comer. Muitas instituições, principalmente as particulares oferecem todo tipo de ocupação para pessoas na terceira idade. Dança, festas, ginástica, música, culinária, passeios e muitas outras atividades que tiram o idoso do seu espaço comum, da sua zona de conforto.

 

Nos últimos anos, a taxa de vida de um brasileiro subiu muito em relação aos primeiros anos do Brasil Colônia. Por esse motivo, as pessoas estão vivendo mais e possuem mais disposição para atividades físicas. Um residencial para idosos possui toda a infraestrutura que alguém na terceira idade precisa para manter uma vida alegre e saudável.

 

residencial-para-idoso-onde-contratar-no-campo-belo.jpg

 

Seja uma casa de repouso para idosos, que abriga de forma hospitaleira e carinhosa pessoas na terceira idade,creche para idosos, que ampara pessoas de mais idade dando a elas opções de lazer e cultura ou até mesmo uma casa para repouso que poderá suprir as necessidades dos velhinhos enquanto estiverem hospedados lá. Não importa qual a sua intenção.

Artesanato

 

Um lar para idosos pode oferecer atividades extras que estimulam o cérebro e o corpo dos pacientes. O artesanato pode ser uma saída para a sazonalidade. Além do mais, algumas casas de idosos realizam bazares onde vendem os artigos feitos por seus idosos a fim de obter recursos financeiros. É uma atitude estimulante para os idosos que estimulam o funcionamento de áreas do cérebro para ajudar a construir ou criar artigos artesanais ou até mesmo para ajudar a vender os próprios artigos.

 

 

Teatro para idosos assistirem no residencial

 

Muitos idosos adoram falar e interpretar e as aulas de teatro dentro de uma clínica para idosos ajuda a entreter os velhinhos de uma forma sadia. Organizando apresentações para outros hóspedes, as peças de teatro pensadas, muitas vezes, pelos próprios pacientes, fazem o maior sucesso dentro das casas de repouso e proporcionam momentos de alegria e felicidade nós que já viveram muita coisa da vida.

 

 

Brincadeiras para os idosos curtirem na casa de repouso

 

Idosos são como crianças, precisam de total carinho e atenção e é como se estivessem aprendendo de novo as coisas. Brincadeiras com legos, jogo da memória e cirandas. Coisas simples que toda e qualquer pessoa pode achar o mais simples, para um idoso é uma questão de estímulo mental e físico.

Alimentação de idosos no residencial

 

Hoje em dia uma casa de repouso para idosos possui sempre médicos e enfermeiros especializados em geriatria, além de nutricionistas que acompanham toda uma dieta especialmente voltada para o paladar dos hóspedes. Seja em qualquer idade, as frutas legumes e verduras são muito bem vindas no prato das pessoas. Proteínas magras como frangos e peixes podem trazer a força muscular que os idosos mais necessitam, além de contribuírem para a manutenção da saúde.

 

Quanto mais colorido o prato de um idoso, melhor será sua digestão, seu controle de colesterol, controle de glicose, fortalecimento do sistema imunológico - o que nesta idade precisa ser levado a sério - e um bem estar maior devido à saúde proporcionada pelos alimentos.

 

Idosos-comendo-frutas-e-pães.jpg

Fonte: Meu Portal

 

Uma boa dieta para idosos depende muito da situação clínica de cada um e, é claro, do que cada um gosta e pode comer, afinal, uma má alimentação pode trazer uma série de problemas de saúde. É muito importante que um idoso tenha uma rotina alimentar saudável, principalmente porque na terceira idade, as defesas do organismo costumam ficar mais fracas dando maior facilidade ao desenvolvimento de doenças como:

-Cardíacas;

-Vasculares;

-Câncer;

-Diabetes;

-Cálculos biliares;

-Cáries;

-Doenças nos ossos e articulações;

-Doenças gastrointestinais.

 

Em um residencial para idosos, os enfermeiros ficarão atentos, junto com o nutricionista em alguns hábitos do idoso que podem prejudicar o estado nutricional da pessoa com idade avançada, como:

 

-Mastigação;

-Constipação;

-Imobilização (devido a deficiência física);

-Diminuição da ingestão de vitaminas e minerais;

-Sociabilização com a casa.

 

Desse modo, não apenas a saúde mental do paciente é tratada, mas também questões importantíssimas como a socialização do idoso na nova casa, alimentação correta, ingestão de frutas e hortaliças diariamente, atividades físicas com frequência, estímulo mental com brincadeiras e jogos de memorização.

 

Cuidados gerais no residencial para idosos

 

Embora muitos idosos preferem manter sua independência, pessoas com mais de 80 anos precisam manter sua rotina de cuidados gerais em saúde em dia. Cuidar de um idoso não é apenas pensar em um residencial para idosos que cuide 24 horas por dia do seu familiar, na verdade é preciso conversar abertamente com eles a fim de descobrir quais são suas vontades. Explore todas as opções, desde morar sozinho até considerar a opção de um lar.

 

Se você escolher levá-lo para a sua casa é necessário considerar que todas as decisões tomadas na casa devem levar em conta o idoso. Medicação e alimentação devem ser cuidados diretamente pelos moradores da casa.

 

Viver em um residencial para idosos é uma opção considerada por muitas famílias quando um dos idosos apresenta necessidade de cuidados 24 horas por dia. Os lares de idosos são viáveis pois oferecem total assistência aos idosos e seus familiares, não apenas em questão de valores, mas o bem estar dos idosos é muito importante em casas de cuidados.

 

casas-para-repouso-onde-contratar-no-brooklin-novo.jpg

 

Para os idosos que preferem morar no conforto e familiaridade de suas casas, é importante cuidar da segurança. A própria casa pode ser uma armadilha para os idosos. Tapetes, móveis espalhados pela casa, facas, chave de luz, banheiro, cozinha e principalmente os remédios. Todos esses ítens podem fazer um grande estrago em quem já possui mais de 60 anos. Se o idoso tem autonomia e se mostra independente, não há problema nenhum em deixá-lo morar sozinho, no entanto há casos e casos e a família precisa ficar atenta a isso sempre.

 

A ajuda de uma pessoa para auxiliar alguém na terceira idade que prefere ficar em sua casa pode ser uma saída em casos de resistência por parte do paciente em ir para um lar para idosos. Ir ao banheiro, tomar os remédios, comer e passear são atividades que um enfermeiro pode auxiliar de forma tranquila.

 

Onde encontrar um residencial para idosos?

 

No Cotanet você encontra os melhores residenciais para idosos com profissionais para exercer atividades dedicadas aos cuidados com pessoas da terceira idade. Com um ambiente tranquilo e cheio de verde, os idosos têm acesso a atividades que estimulam o físico e o cérebro de forma eficiente, evitando o cansaço e a fadiga. Todos os funcionários são rigorosamente especialistas em cuidado com idosos.

 

Entre em contato pelo formulário e descubra um modo de cuidar com o mesmo amor de uma família sem deixar de lado os exercícios e o estímulo com todos os hóspedes da casa.

 


Conheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar : Espaço Dia para Idosos , residencial para idosos e Espaço para Idosos

Cote agora mesmo com as melhores empresas

Cotar Agora

Conheça mais sobre as outras paginas que podem lhe interessar : Residencial para idosos de luxo ,



   

© 2018 CotaNet, Todos os direitos reservados.