As espondiloartropatias são doenças caracterizadas pela inflamação crônica. Em pacientes com estado grave e avançado, além de inflamações no esqueleto axial, as lesões podem se espalhar pelo coração, olhos, pele, intestino e pulmão.
Se o paciente não fizer o tratamento, a doença pode ser incapacitante. Por isso, é preciso evitar complicações. Os casos mais comuns são percebidos em homens com até 40 anos de idade.
Os sintomas mais comuns são dor lombar, rigidez da coluna, aumento da curvatura da coluna e ampliação pulmonar. Depois de diagnosticado, o paciente recebe tratamento para diminuição das dores e para evitar a ocorrência de deformidades incapacitantes.
A forma mais eficiente de diagnóstico e tratamento do quadro é contando com o suporte de um médico reumatologista qualificado e experiente. No Instituto Iredo, em São Paulo, os pacientes encontram a melhor estrutura para o controle de doenças autoimunes e reumáticas. Entre em contato!
A espondiloartropatia reumática é um tipo de inflamação crônica que costuma atingir a coluna cervical, principalmente. Algumas doenças fazem parte deste grupo, tais como Artrites Enteropáticas, Artrite Reativa, Espondilite Anquilosante, Espondiloartropatias Indiferenciadas, entre outras!
Os indivíduos com a doença apresentam artrite, principalmente na coluna vertebral e articulações sacroilíacas. O exame de Fator Reumatoide é negativo, e é comum o paciente perceber inflamação dos tendões e nos ligamentos.
Os principais sintomas são dores nas costas, rigidez na coluna, dor na parte de trás das coxas e dor nas nádegas. Na maioria dos casos, os sintomas são piores no período da manhã.
Depois de efetuado o diagnóstico, através de exame clínico e laboratorial quando necessário, o médico pode indicar o tratamento com medicações anti-inflamatórias, medicações biológicas especiais, entre outros.
O destino é reduzir os sintomas, evitar deformidades e recuperar a característica de vida do paciente. Em muitos casos, o médico também recomenda fisioterapia. Consulte um reumatologista para implementar um diagnóstico seguro!