Para melhor definição, as partes constituintes dos automóveis são agrupadas em categorias diversas. O sistema de frenagem, por exemplo, é composto pelos freios a disco, ABS, de estacionamento, de serviço e pastilhas. Os para-choques, por sua vez, participam da categoria carroceria, que comporta outros itens como capô, chassi, teto solar e para-brisas.
Como o próprio nome indica, o para-choque possui a função de absorver o impacto causado por colisões traseiras e frontais, por isso deve ser instalado tanto na parte da frente da carroceria, quanto na detrás e substituído caso apresente amassados, uma vez que eles reduzem sua capacidade de amortecer choque e batidas.
Os para-choques mais antigos eram fabricados em aço e até hoje é possível encontrar esses modelos em carros que já se tornaram clássicos, como o Fusca da Volkswagen e o Opala da Chevrolet. Nos carros mais modernos, essa significativo parte da carroceria é fabricada mais comumente em plástico, devido ao seu custo e facilidade de manutenção.
Motoristas da região de Campinas no estado paulista podem contar com os excelentes serviços e produtos da Auto Peças IBrasileira, que há mais 25 anos atua no segmento de peças para carros e oferece apenas o que há de mais moderno e confiável aos seus clientes, além de serviços gratuitos, como a troca de óleo e de velas, em sua loja física em Hortolândia.